19/02/2018

China investe em rodovia capaz de captar energia solar

Imagem: Pexels

Com capacidade de geração de energia de 1 milhão de Kw/h ao ano, o projeto já tem um quilômetro em operação, podendo até mesmo derreter a neve acumulada

Considerado o maior emissor mundial de gases do efeito estufa, a China está tentando reverter esse cenário com o investimento em energia solar – o país já havia dobrado sua capacidade de produção solar rapidamente. E as estimativas de investimento e as ações mostram muito mais que está por vir.

Até 2020, o país pretende investir US$ 360 bilhões – aproximadamente, R$ 1,2 bilhão – em diferentes projetos, que ampliem ainda mais o uso das energias renováveis. Uma dessas ações é justamente a construção de uma rodovia capaz de captar energia solar, com uma capacidade de geração de energia de 1 milhão de kW/h ao ano.

A estrada sustentável já tem um quilômetro de via expressas funcionando para testes – uma área de 5.875 m2 de painéis solares, com potência para abastecer cerca de 800 residências. Ela se localiza na cidade de Jinan, a capital da província de Shandong, no leste chinês. A iniciativa não é a primeira no mundo, visto que a França inaugurou uma estrada, em março do ano passado, e a Holanda já investiu em uma ciclovia solar.

Como funciona?

São três camadas diferentes no projeto.

  1. Camada isolante na parte inferior.
  2. Os painéis fotovoltaicos, capazes de transformar luz em energia
  3. Um concreto transparente na parte superior.

De acordo com os responsáveis pela obra, o modelo de construção é capaz de suportar 10 vezes mais pressão e peso do que as estradas “comuns”, de asfalto. A ideia é que a energia gerada alimente a iluminação da rodovia, com letreiros digitais, e o mais interessante: um sistema de derretimento da neve – um problema comum na região, que enfrenta invernos rigorosos e algo buscado pelas cidades inteligentes.

Outras funcionalidades que devem ser incluídas serão a recarga de veículos elétricos e o fornecimento de conexão com a internet.

É viável?

Cada metro quadrado da estrada custa, aproximadamente, US$ 458 (R$ 1,5 mil), um valor muito mais elevado na comparação com o asfalto tradicional. A iniciativa tem tudo para ser bem-sucedida, mas esse valor é uma barreira que precisa ser superada ainda, de acordo com os especialistas.

No entanto, os projetos baseados em fontes de energia renovável têm alto potencial de crescimento, conforme a Agência Internacional de Energia. Segundo a entidade, a capacidade deste tipo de iniciativa deve aumentar em 43%.

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