Mercado livre: telecomunicações se beneficiam do seu uso
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Com maior previsibilidade de custos, ingressar neste mercado pode gerar uma redução de até 30% nos gastos com energia elétrica
O Mercado Livre continua em ascensão no Brasil. Informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que, desde o segundo semestre de 2015, houve crescimento superior a 350% em adesões. As estimativas da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) mostram que, ao longo dos últimos 13 anos, os consumidores livres economizaram R$ 43 bilhões.
Um dos setores beneficiados com o uso desse tipo de energia foram as operadoras de telecomunicações. O consumo dessas empresas teve alta de 78,2% em 2016. Em 2017, até abril, as empresas do setor registraram uso de 180 megawatts médios (MW médios) contra 101 MW médios no mesmo período de 2016, segundo dados da CCEE.
O que é mercado livre?
Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores por meio de contratos que estipulam condições, como preço, prazo, volume, entre outros critérios. As unidades pagam o serviço de distribuição da concessionária local – a tarifa regulada – e as faturas da compra de energia com os geradores, levando em conta o preço negociado em contrato.
Estima-se que o mercado livre possa oferecer até 30% de redução nos gastos com energia elétrica, conforme o momento da contratação, do perfil do consumidor e da distribuidora à qual está ligado. Quem contratou o mercado livre no longo prazo viu, nos últimos anos, um aumento de 20% no preço da energia, contudo, mesmo com essa alta, a migração pode proporcionar rapidamente uma redução de custos superior a 15%.
Entre os benefícios deste mercado ao consumidor, encontram-se a capacidade de administrar despesas com energia, dando previsibilidade a um empreendedor ou a uma indústria; a redução das despesas com energia; e a facilidade de negociação de preços.
Destaca-se ainda que o consumidor optante pelo Mercado Livre não é influenciado pelas bandeiras tarifárias (verde, amarela ou vermelha), de forma que este consumidor também se beneficia com as contratações a longo prazo, a medida que não será impactado pela rápida mudança de valores do ACR – Ambiente de Contratação Regulado.
Marketing
Como mostramos neste artigo do blog, cada vez mais as empresas têm apostado no uso de energia gerado a partir de fontes alternativas, como a eólica, solar e de biomassa, em detrimento das mais tradicionais, como hidrelétricas e termelétricas. Diversos selos garantem que construções e empresas sejam consideradas sustentáveis, o que pode se tornar uma boa ferramenta de marketing.
Como se beneficiar?
Para muitas companhias, compreender o funcionamento deste mercado e entender como se beneficiar dele é complexo. Por esse motivo, uma das soluções mais simples é contratar uma empresa capaz de prestar serviços de assessoria ou consultoria em energia. Essa companhia vai identificar as possibilidades existentes para o seu negócio e como sua empresa pode levar vantagem ao ingressar no mercado livre ou utilizar de outros meios para reduzir os custos com energia elétrica.