10/12/2018

Aneel lança aplicativo para consumidores de energia elétrica

Crédito: Banco de imagens Aneel

Novo canal de acesso se soma à ouvidoria e ao chat do site, visando aproximar o consumidor e facilitar o entendimento da conta de energia

Compreender a conta de energia não é uma tarefa fácil para o consumidor. Como mostramos com frequência no blog, há uma série de fatores que incidem sobre o valor final para o cliente, seja ele residencial ou empresarial, que fazem com que muitas dúvidas persistam. Nesse sentido, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou um aplicativo, disponível para Android e IOS, que promete facilitar a vida do consumidor.

No serviço “Entenda a sua conta”, o consumidor poderá acessar as informações sobre o funcionamento dos itens que fazem parte da fatura, como a distribuidora selecionada e a bandeira tarifária em vigor, por meio de seu smartphone. No entanto, outros pontos importantes do valor da conta, caso dos impostos, especialmente o ICMS, não são especificados. De acordo com o portal Poder360, os responsáveis pelo aplicativo devem incluir essas informações em um segundo momento.

“Nós disponibilizamos ao consumidor um novo canal de acesso, aderente às tecnologias atuais e às exigências de nossa sociedade, buscando atender um público digital. Facilitar o acesso à Aneel e a compreensão da conta de energia é o nosso dever”, afirma o diretor-geral da Agência, André Pepitone. O fortalecimento do consumidor é visto como um dos desafios do setor energético brasileiro para o futuro.

Mais próximo

Além de simplificar a compreensão da fatura, o aplicativo visa aproximar os consumidores e facilitar as suas demandas para as operadoras de energia, aperfeiçoando a comunicação. “Isso é um dever da Aneel [simplificar a comunicação]. É muito mais fácil para o consumidor, em um mundo mais digital no qual a inovação está permeando os mercados, incluindo a área de energia”, diz o diretor.

Por meio do aplicativo, há facilidade para demandar serviços ou entrar em contato com as distribuidoras ou a Aneel. “Temos dispositivos para comunicar falta de energia, problemas com a conta de luz, solicitação de ligação ou religação, comunicar e tomar procedimentos de equipamentos elétricos queimados, manutenção da rede elétrica, solicitação de migrogeração distribuída”, explica Pepitone, ressaltando a existência de um canal para denúncias, como no caso de roubos de energia, que integram as chamadas perdas comerciais.

No entanto, Pepitone ressalta que, em um primeiro momento, os consumidores devem buscar solução em sua distribuidora de energia antes de recorrer à Aneel. Para que possa fazer um uso mais interessante do aplicativo, é importante que o consumidor conheça os seus direitos e deveres.

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