22/06/2022

Consultoria em Mercado Livre: um serviço necessário às empresas

Consultoria em Mercado Livre: um serviço necessário às empresas

Para encarar os aumentos consecutivos da tarifa de energia, muitas empresas estão buscando soluções, como a Consultoria em Mercado Livre, que reduz os riscos da migração

Imagem: Pexels

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) mostrou que, entre 2015 e 2021, o Mercado Livre (ML) teve reajustes abaixo da média: enquanto a tarifa residencial subiu 114%, o IPCA variou 48% e o ML, 25%.

O segmento encerrou o ano de 2021 com 26.890 unidades comercializadoras, o que representa um aumento de 25% na comparação com o ano anterior. Ao longo de 2021, o Mercado Livre negociou R$ 162 bilhões e representou 34% da energia consumida em todo o país.

Vale lembrar que a aquisição de energia no ML tem restrições: é preciso ser um consumidor especial (demanda maior ou igual a 500 kW ou conjunto de unidades que totalizem essa quantia) ou consumidor livre (demanda igual ou maior a 1000 kW).

Caso fosse aberta a possibilidade de uma abertura ainda mais ampla para pequenas empresas e consumidores residenciais, estima-se que mais 210 bilhões poderiam ser economizados com energia elétrica, criando também mais de 640 mil postos de trabalho até 2035.

Recentemente, a Abraceel se posicionou para a abertura do mercado em até quatro anos. Aos poucos, está havendo uma flexibilização por parte do governo, como a publicação do decreto que permitiu a ampliação do mercado livre de energia.

Como os consumidores têm vantagens?

Mas por que o mercado livre de energia pode gerar benefícios aos consumidores? O Ambiente de Contratação Livre (ACL), como é seu nome oficial, é uma espécie de portabilidade da conta de luz. Ou seja, os consumidores podem escolher quem serão os seus fornecedores de energia e, ao mesmo tempo, negociar o modelo de contratação de energia.

A principal vantagem está justamente no fato de poder negociar preços e condições de acordo com a sua necessidade.

Por outro lado, isso gera um risco maior, especialmente se a empresa não souber interpretar a situação energética do país e fechar um contrato em alta de energia. Nesse sentido, a Solfus oferece um serviço: a consultoria em Mercado Livre, que visa identificar oportunidades para os clientes que podem se enquadrar neste serviço.

No que consiste:

– Identificação de oportunidades de redução de custo de energia com a migração do mercado cativo para o ACL.

– Assessoria em relação ao processo de migração propriamente dito com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a concessionária.

– Definição da estratégia de suprimento e o acompanhamento mensal dos resultados.

No último ano, o país enfrentou uma série de desafios relacionados à energia, com uma Bandeira Emergência Hídrica (que colocava os custos de energia acima da Bandeira Vermelha – Patamar 2), o que fez muitos negócios analisarem uma potencial migração para o mercado livre de energia.

Por que investir em uma consultoria em Mercado Livre?

Para muitas organizações, as indústrias em especial, o consumo de energia pode ser responsável por até 40% dos custos do setor produtivo. Por isso, existe uma procura pelo serviço, conforme mostramos neste artigo que trouxe dicas para a migração. No entanto, ter a expertise de empresas especializadas garante inúmeros benefícios.

Em uma comparação com o mercado financeiro, os investimentos de renda fixa são mais previsíveis, mas não têm riscos. Ou seja, na lógica financeira, quanto maior o risco, maior a recompensa: por isso, os maiores ganhos estão na bolsa de valores e outras aplicações mais arriscadas.

Esse raciocínio pode ser aplicado também ao Mercado Livre de Energia. O consumidor – especialmente as grandes indústrias e empreendimentos – passa a ter controle sobre o abastecimento energético.

Via de regra, o ACL oferece menor custo e maior previsibilidade para os interessados, mas, sem a assistência devida, os riscos são muito elevados – uma contratação em um momento inadequado por elevar os custos em vez de gerar benefícios, mesmo com a escalada dos preços da energia em comparação com a inflação.

Com o ACL, as empresas estão livres desse tipo de amarra, podendo buscar um meio de enfrentar os aumentos consecutivos da tarifa de energia. No entanto, há outros riscos envolvidos, conforme mencionamos neste artigo.

Não à toa, a energia elétrica é apontada pelos empresários como um dos maiores desafios para se empreender, ao lado da carga tributáriaInteressado em ingressar no Mercado Livre de energia? Procure a consultoria e a orientação necessária para ter mais vantagens na contratação da eletricidade.

Whatsapp