O que é um projeto luminotécnico?
Imagem: Pexels
Entenda como esse tipo de investimento pode se reverter em benefícios para a sua empresa
Desenvolvido de acordo com a análise da função de cada ambiente, o projeto luminotécnico estima a quantidade de luz necessária para que haja conforto visual eficiente. Para se chegar a um bom projeto, é preciso avaliar uma série de questões: desde o ambiente selecionado e o seu objetivo; a medida do pé direito; as cores das paredes e do piso; o tipo de luminária ideal e a potência das lâmpadas, entre outros aspectos.
Pode soar exagerado fazer um investimento desse tipo para muitas empresas, mas a verdade é que, especialmente para indústrias, a energia elétrica é um dos custos mais elevados. Mostramos, nestes dois artigos, como o custo da energia afeta a competitividade da indústria brasileira e que muitos empresários consideram o valor da tarifa um dos maiores desafios do país ao lado da carga tributária.
Veja o que contempla o Projeto Luminotécnico da Solfus, além da supervisão da montagem de toda parte elétrica definida pelo projeto, alocando funcionários experientes nas áreas necessárias.
– Iluminação dos equipamentos.
– Sistemas de aquecimento com lâmpadas próximas às barras de estatização e desestatização.
– Iluminação na área do estoque do almoxarifado.
– Dimensionamento dos circuitos elétricos e quadros da distribuição.
– Especificação de lâmpadas e luminárias adequadas para cada área.
– Desenho em Autocad.
– Memorial Descritivo.
– Relação de materiais.
– Anotações de Responsabilidade Técnica – ART.
Para os empresários interessados em investir, confira 9 dicas para reduzir o seu custo mensal com a tarifa de energia, além do projeto luminotécnico. Há também a possibilidade de optar pelo Mercado Livre de Energia, de preferência com a consultoria de uma empresa especializada, ou de investir para gerar a sua própria energia.
Custos
O próprio governo federal admite que o custo da energia elétrica está acima do que seria o ideal, o que gera a necessidade do chamado “choque de energia barata”, que está sendo apoiado por diversas entidades ligadas ao setor produtivo. Entre as medidas sugeridas, encontra-se uma rediscussão do atual sistema de bandeiras tarifárias e um ajuste necessário no sistema como um todo – há um grande desafio para reduzir os valores.
Por muitos anos, muitas das situações que encareceriam a tarifa – como subsídios – foram sendo jogados para o futuro, tornando muito mais difícil para gerenciar os problemas e, em última análise, repassando o custo ao consumidor final.
Ficou interessado em elaborar o projeto luminotécnico do seu negócio? Entre em contato com a Solfus e conheça os nossos serviços.