8/06/2022

Conheça 4 selos que avaliam a eficiência energética

Conheça 4 selos que avaliam a eficiência energética

Procel Edifica, Certificação Leed e Selo Casa Azul e AQUA-HQE são alguns dos selos que avaliam a eficiência energética

Imagem: Pexels

Sua empresa está pensando em realizar uma obra, construir um novo edifício ou fazer investimentos em prol da eficiência energética? Saiba que, além dos benefícios com esse tipo de aplicação de recursos, tais como redução de custos e otimização de gastos, sua companhia pode ser contemplada com selos que avaliam a eficiência energética e podem ser um ótimo chamariz para ações de marketing e de ESG (environment, social and governance, na sigla em inglês).

Embora o Brasil ainda esteja engatinhando neste processo, os consumidores, aos poucos, estão cada vez mais se conscientizando e buscando comprar produtos ou serviços de empresas mais eficientes e que respeitem o meio ambiente. Nesse sentido, os selos de eficiência energética e sustentabilidade são uma garantia de que a empresa respeita todas as normas e está em linha com as novas demandas globais.

Em geral, as certificações são benéficas para o usuário, que reduz os seus custos fixos com o melhor uso dos recursos, mas também gera inúmeras vantagens para o empreendedor, tais como:

– Provar a qualidade ambiental da edificação, fundamental em um contexto no qual o ESG ganha cada vez mais pontos;

– Criar uma diferenciação no mercado;

– Ampliar a velocidade das vendas;

– Melhorar a imagem empresarial;

– Ampliar o relacionamento com órgãos ambientais, comunidades e stakeholders;

– Reduzir os custos da obra e da operação da edificação, inclusive usando fontes renováveis, como a Solar e a Eólica. Trata-se de uma possibilidade, inclusive pelo expediente do autoconsumo remoto.

Nesse contexto, listamos quatro selos que avaliam a eficiência energética e podem indicar se a sua empresa está obtendo sucesso no propósito de otimizar o uso da energia elétrica, algo que pode ser fundamental para uma indústria em função da representatividade dos custos.

Selos que avaliam a eficiência energética: Procel Edifica

Criado em 2003, o Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – Procel Edifica – visa aumentar a conservação e o uso adequado dos recursos naturais (água, luz e ventilação), reduzindo os impactos sofridos pelo meio ambiente. Sua atuação está relacionada a diversos órgãos, tais como Ministérios (Minas e Energia e Cidades, por exemplo), universidades, entre outros.

Algumas estimativas mostram que as edificações respondem por cerca de 45% do consumo de energia faturado no país. Caso a obra conte com o selo Procel Edifica, as análises apontam para uma potencial redução de 50% em novas edificações e 30% em caso de reformas. Em 2020, a estimativa é que a conservação de 4,64% do consumo nacional de energia elétrica.

Selo Leed

A Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) é uma certificação internacional, presente em 160 países. Seu principal objetivo é incentivar a construção de edificações focadas na sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e que usem os aspectos energéticos (luz, água e até o vento) com maior eficiência.

No Brasil, a entidade responsável por entregar as certificações é o Green Building Council Brasil, que sugere a adoção de práticas sustentáveis em todo o processo construtivo, da concepção ao acabamento. Ao todo, no Brasil, são mais de 1,5 mil empreendimentos que obtiveram o selo. Só em 2020, 86 novas obras fizeram a requisição.

A avaliação leva em conta 9 aspectos: processo integrado, localização e transporte, terrenos sustentáveis, eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação e prioridade regional.

Seguindo esses critérios, pode-se obter 110 pontos: de 40 a 49, o empreendimento recebe a certificação LEED; de 50 a 59, trata-se de uma certificação “LEED silver”; de 60 a 79 pontos, o edifício obtém o selo “LEED gold”; e, acima de 80 pontos, obtém-se o nível “LEED platinum”.

Selo Casa Azul

Coordenado pela Caixa Econômica Federal, o selo Casa Azul pode ser pleiteado por construtoras, incorporadoras, prefeituras, associações e entidades que financiam a construção de empreendimentos habitacionais com a Caixa. Desde 2021, há uma divisão dele: Projetar e Habitar.

Para obter a certificação, as construções são avaliadas em diversos critérios: Qualidade Urbana & Bem-estar, Eficiência Energética e conforto ambiental, gestão eficiente da água, produção sustentável, desenvolvimento social e inovação.

É possível obter o selo nível Cristal, Topázio, Safira e Diamante, conforme a avaliação de 51 critérios (é possível checá-los neste PDF), cada um com um peso específico:

– Cristal: mínimo de 50 pontos;

– Topázio: mínimo de 60 pontos;

– Safira: mínimo de 80 pontos;

– Diamante: mais de 100 pontos.

Selo AQUA-HQE

Trata-se de um selo desenvolvido pela Fundação Vanzolini. Baseado em critérios ambientais, ele foi adaptado para a realidade brasileira, considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e as regulamentações do país. No mundo, já são mais de 230 mil projetos certificados AQUA-HQE™, sendo 749 certificados ou em processo de no Brasil.

Para os usuários, a certificação resulta em economia de água e energia, redução dos custos de condomínio, mais conforto, maior valor patrimonial e mais condições de conservação.

Sua empresa conhece os selos? Os investimentos em conservação de energia podem gerar outros benefícios além da redução do consumo de energia e água. Fale conosco para saber mais sobre as possibilidades de implantação de um sistema de geração distribuída!

Whatsapp