21/04/2025

Consultoria em Mercado Livre: um serviço necessário às empresas

Consultoria em Mercado Livre: um serviço necessário às empresas

Com a flexibilização do ingresso no ambiente livre no último ano, muitas empresas estão fazendo essa transição, que se torna ainda mais efetiva com uma Consultoria em Mercado Livre, que reduz os riscos envolvidos e melhora os contratos

(Imagem: Pexels)

Em 2024, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) registrou recorde na adesão de consumidores ao Mercado Livre de Energia. Foram mais de 26 mil migrações concluídas, o que representa um volume três vezes superior ao registrado em 2023. No início de 2025, eram cerca de 65 mil unidades registradas no ambiente livre, representando cerca de 40% da demanda nacional de energia.

 Isso é reflexo de uma facilitação das regras para a entrada no Mercado Livre de Energia. Em 2024, houve a flexibilização do ingresso para consumidores com demanda inferior a 500 kW em média ou alta tensãoCom isso, negócios com perfil pequeno ou médio conseguiram superar as barreiras e buscar a economia da contratação do ACL.

Como os consumidores têm vantagens?

Mas por que o mercado livre de energia pode gerar benefícios aos consumidores?

O Ambiente de Contratação Livre (ACL), o nome oficial, é uma espécie de portabilidade da conta de luz. Ou seja, os consumidores podem escolher quem serão os seus fornecedores de energia e, ao mesmo tempo, negociar o modelo de contratação de energia.

A principal vantagem está justamente no fato de poder negociar preços e condições de fornecimento de acordo com a sua necessidade. É possível também definir o tipo de energia, o que se alinha às novas estratégias de ESG das empresas.

A liberdade, porém, gera um risco maior, especialmente se a empresa não souber interpretar a situação energética do país e fechar um contrato em momentos de alta no preço de energia.

Nesse contexto, a Solfus oferece um serviço específico para auxiliar empresas de todos os perfis interessadas nesta transição: a consultoria em Mercado Livre, que visa identificar oportunidades para os clientes que podem se enquadrar neste serviço.

A consultoria em Mercado Livre consiste:

– Identificação de oportunidades de redução de custo de energia com a migração do mercado cativo para o ACL.

– Assessoria em relação ao processo de migração propriamente dito com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a concessionária.

– Definição da estratégia de suprimento e o acompanhamento mensal dos resultados.

A Solfus participa de concorrências e licitações em todo o Brasil, auxiliando empresas a fazer este processo com tranquilidade e obtendo a economia desejada. Este cuidado se tornou muito relevante para os negócios não firmarem contratos desvantajosos.

Nos últimos anos, o país enfrentou uma série de desafios relacionados à energia, como uma Bandeira Emergência Hídrica (que colocava os custos de energia acima da Bandeira Vermelha – Patamar 2), o que fez muitos negócios analisarem uma potencial migração para o mercado livre de energia.

No entanto, a transição em momentos desfavoráveis poderia resultar na contratação de custos acima do desejável. Por isso, a presença de uma empresa especializada dá tranquilidade tanto em relação aos custos quanto às questões técnicas e operacionais da mudança de fornecedor.

Por que investir em uma consultoria em Mercado Livre?

Para muitas organizações, as indústrias em especial, o consumo de energia pode ser responsável por até 40% dos custos do setor produtivo. Por isso, existe uma procura pelo serviço. 

É possível fazer uma comparação do Mercado Livre de Energia com os investimentos financeiros. O ACL é como um investimento em renda fixa com taxas pré-definidas: ou seja, o consumidor é capaz de ter a real noção do quanto vai pagar e quais serão as condições desse fornecimento energético ao longo desse período.

Com isso, o consumidor – especialmente indústrias e empreendimentos que superam os critérios mínimos de ingresso – passa a ter controle sobre o abastecimento energético. Via de regra, o ACL oferece menor custo e mais previsibilidade para os interessados, mas, sem a assistência devida, os riscos são muito elevados.

Uma contratação em um momento inadequado por elevar os custos em vez de gerar benefícios, mesmo com a escalada dos preços da energia em comparação com a inflação. Ao firmar contratos bem amarrados e em boas condições, as empresas estão livres das alterações propostas pelas bandeiras tarifárias e conseguem encontrar um meio de reduzir os seus custos com energia.

Ter sucesso nesta estratégia é fundamental para a competitividade dos negócios. Isso porque a energia elétrica é apontada pelos empresários como um dos maiores desafios para se empreender, ao lado da carga tributária

Uma diferença de custos

As diferenças de custos entre o ambiente cativo e o Mercado Livre de Energia não são recentes. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) mostrou que, entre 2015 e 2021, por exemplo, ML teve reajustes abaixo da média: enquanto a tarifa residencial subiu 114%, o IPCA variou 48% e o ML, 25%.

A Abraceel estima que uma liberação irrestrita para todos os perfis de consumidores geraria ainda mais benefícios. Estima-se que mais R$ 210 bilhões poderiam ser economizados com energia elétrica, criando também mais de 640 mil postos de trabalho até 2035.

Interessado em ingressar no Mercado Livre de energia? Procure a consultoria e a orientação necessária para ter mais vantagens na contratação da eletricidade.

Whatsapp