12/09/2022

ONS lança Programa de Sustentabilidade

ONS lança Programa de Sustentabilidade

Iniciativa está dividida em três frentes: social, humana e verde, visando disseminar boas práticas para todo o segmento de energia do país

(Imagem: Pexels)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançou o seu Programa de Sustentabilidade em junho. Entidade responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento dos sistemas isolados, o ONS considera a iniciativa uma oportunidade de melhoria para todo o segmento.

O fortalecimento da governança e a busca pelo equilíbrio e integridade são alguns dos objetivos do Programa de Sustentabilidade.

Com o mote “sustentabilidade é Energia que potencializa a vida”, o projeto atua em três dimensões: humana, em uma governança responsável, ética e transparente; verde, focando em transição energética e gestão eficiente de recursos; e social, dando atenção à responsabilidade socioambiental.

“O ONS é uma instituição com características peculiares. Não tem ativos, não fabrica produtos, não somos proprietários, somos independentes e neutros do ponto de vista tecnológico. Mas ainda assim há coisas que podemos fazer: promover a diversidade e o desenvolvimento dos nossos colaboradores, cuidar do nosso entorno e, também, entender as melhores práticas adotadas por determinados agentes e, quem sabe estimular sua replicação”, afirmou o diretor do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, ao site da instituição.

Em um momento no qual se discute a transição de matérias-primas para a geração de energia, o Programa de Sustentabilidade está alinhado com uma tendência que está sendo analisada em todo o globo: saiba mais neste artigo.

Estratégia de ESG

Trata-se de uma estratégia de ASG+, termo que representa as palavras “ambiental, social e governança”, derivado do inglês ESG: oriundo de “environment, social and corporate governance”. Em outras palavras, independentemente da sigla, a criação de práticas que beneficiam o meio ambiente, as pessoas e a administração, especialmente com foco na transparência e ética.

Muitas organizações passaram a levar mais a sério esse tipo de preocupação, visando comprovar seus investimentos realizados em iniciativas sustentáveis. Muitas delas buscam garantir selos que avaliam a eficiência energética, conforme explicamos neste artigo do blog.

Programa de Sustentabilidade tem metas definidas até 2024

De modo a tornar o programa mais viável do ponto de vista de aplicação e controle, o ONS estabeleceu diversas metas previstas até 2024, envolvendo suas equipes.

Verde: Apoio a iniciativas de preservação da biodiversidade, com foco na transição energética, descarbonização do país e uso múltiplo da água. Em relação à aplicação de recursos hídricos na geração de energia, torna-se mais simples esse planejamento com a disseminação de usinas eólicas e solares, o que reduz a dependência da água.

Social: Ampliar o relacionamento com a sociedade, promover voluntariado e compartilhar conhecimentos na área de atuação da ONS, caso de matemática, tecnologia e engenharia. Além disso, deve-se valorizar ainda mais a diversidade e a inclusão.

Humano: Focar na ética e integridade dos processos e na evolução da governança corporativa.

O propósito é que sejam realizados encontros regulares para debater os temas. As iniciativas serão realizadas em todos os estados nos quais o ONS conta com escritórios em operação, especialmente as principais capitais do país.

Acompanhe outras novidades sobre o setor de energia brasileiro no blog da Solfus!

Whatsapp