Por que fazer um relatório de energia?
Imagem: Pexels
Trata-se do passo inicial para que a Solfus possa oferecer as soluções em energia elétrica com as quais trabalha; a partir desse documento, é possível identificar oportunidades de melhorias, especialmente em um cenário de aumento de preços
É sabido que os custos da energia elétrica podem ser grandes complicadores para as empresas brasileiras, especialmente pelo fato de as tarifas subirem acima da inflação. Se essa é uma dificuldade para os empresários, seja do varejo ou da área de serviços, há setores que sofrem ainda mais com essa variação de preços, especialmente o segmento industrial – no qual a energia pode ser um insumo que representa até 40% do custo final do produto, dependendo da complexidade do processo fabril.
Um estudo realizado pelo Instituto Ilumina mostrou que, de 1995 a 2017, a tarifa média residencial subiu 50% acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, para as pequenas fábricas, a variação chegou a 130% além da inflação — entenda mais neste artigo. Não se pode, é claro, desconsiderar custos e situações que fogem ao controle, caso do aumento de temperaturas em janeiro, que gerou um grande impacto no consumo de energia do país.
Para os empresários interessados em detectar oportunidades para reduzir os seus custos, a Solfus trabalha com o desenvolvimento de Relatórios de Energia. Trata-se da abordagem inicial para identificar os campos de otimização e indicar soluções para o cliente, dentro de sua área de atuação e objetivos. Veja algumas das características do trabalho:
– Instalação do analisador de redes para identificar as características do consumo – A partir disso, é possível ter insights que possam reduzir na otimização do uso de energia.
– Análise das faturas elétricas dos últimos 12 meses – É possível detectar aumentos sazonais e as características tradicionais do negócio.
– Análise da curva de demanda diária e da necessidade capacitiva, por meio dos dados fornecidos pela concessionária.
– Análise da melhor opção tarifária – Será que, para a empresa, vale a pena permanecer no mercado cativo ou valeria ingressar no mercado livre de energia?
– Inspeção dos capacitores instalados.
– Definição do projeto de correção do fator de potência e especificação dos materiais necessários para execução do projeto.
A partir dessa análise inicial, a Solfus oferece soluções viáveis para cada negócio. Elas são variadas, individuais e podem seguir por diferentes caminhos, como mostra a nossa página de serviços. É possível oferecer consultoria para ingressar no Mercado Livre de Energia (para saber quais seriam os aspectos importantes na contratação da energia), prestar serviço de consultoria para a geração da própria energia – já existem diversas empresas investindo neste modelo – e até mesmo desenvolver projetos específicos para a companhia, de acordo com a sua necessidade.
“O relatório de energia é o nosso primeiro levantamento para o cliente. A partir dele, somos capazes de detectar campos de otimização e indicar soluções específicas para cada negócio, dentro da nossa área de atuação e expertise”, afirma Carlos Grebe, diretor e engenheiro responsável pela Solfus.
Quer saber como o seu negócio pode otimizar os gastos com energia elétrica? Quer se tornar mais competitivo ao reduzir um custo fixo obrigatório? Entre em contato com a Solfus e conheça as nossas soluções e serviços.