Solfus fortalece presença em licitações para transição para o mercado livre de energia

A transição para o mercado livre de energia se consolida como uma alternativa estratégica para empresas que buscam redução de custos, sustentabilidade e maior controle sobre suas operações no setor elétrico
(Imagem: Pexels)
A transição do mercado cativo para o mercado livre de energia tem ganhado força no Brasil, oferecendo novas possibilidades para consumidores que buscam mais controle sobre seus custos energéticos e estratégias competitivas. Mais do que uma tendência, essa mudança representa um passo estratégico para empresas que desejam aproveitar as oportunidades do setor elétrico.
Não é à toa que, em 2024, houve um recorde de adesão de consumidores ao Mercado Livre de Energia. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concluiu mais de 26 mil migrações, um volume três vezes superior ao resultado de 2023. Agora, são cerca de 65 mil unidades registradas no ambiente livre, representando cerca de 40% da demanda nacional de energia.
No comparativo do 1º semestre de 2024 contra o de 2023, o número de adesões foi de 10.952 frente a 3.336, um crescimento de 228%. E o segundo semestre teve um resultado ainda mais impressionante: 291% de crescimento, com 15.882 novos consumidores livres.
O que é o mercado livre de energia e como ele funciona?
O mercado livre de energia permite que consumidores escolham seus fornecedores de eletricidade, possibilitando negociações mais personalizadas e condições contratuais ajustadas às suas necessidades específicas.
Diferentemente do mercado cativo, no qual os consumidores são vinculados às distribuidoras locais, no mercado livre há maior liberdade para buscar soluções energéticas mais competitivas e sustentáveis. Muitos consumidores em média e alta tensão fazem este processo para obter economia.
Em 2024, este movimento foi facilitado pela diminuição das restrições de acesso: consumidores com demanda inferior a 500 kW em média ou alta tensão foram autorizados a negociar no ambiente.
Quais os benefícios da transição para o mercado livre de energia?
A transição para o mercado livre traz diversos benefícios. Entre eles, destacam-se:
– Redução de custos – A negociação direta com fornecedores pode obter preços mais competitivos;
– Previsibilidade no planejamento financeiro – Os contratos costumam ter preços mais estáveis;
– Liberdade contratual – Os contratos podem ser ajustados conforme necessidades específicas de consumo;
– Aderência à sustentabilidade – É possível selecionar as fontes de energia de fornecimento, inclusive de modais sustentáveis, contribuindo para a estratégia de ESG.
Os desafios da transição: licitações e participação nacional
Essas vantagens, porém, dependem de uma boa negociação e da escolha de um momento adequado para a transição. Por isso, recomenda-se o serviço de consultoria em mercado livre de energia, que auxilia as empresas interessadas em fazer a migração, o que exige planejamento e conhecimento técnico.
Além disso, aspectos regulatórios, como o cumprimento de requisitos contratuais, e questões relacionadas à conexão com a rede elétrica demandam análise criteriosa e o suporte de companhias especializadas, que é o nosso caso. Uma consultoria especializada assegura uma transição tranquila e eficiente, garantindo a economia e a segurança deste processo, além de aproveitar os momentos mais indicados.
Presente em todo o Brasil, a Solfus está atuando e participando de concorrências para a contratação de empresas especializadas em prestar consultoria neste processo. Recentemente, concluímos projetos no interior de São Paulo e no Espírito Santo, garantindo soluções eficientes para a transição para o mercado livre de energia.
Tendências e inovação no mercado de energia
No contexto dos 3D’s da energia – descarbonização, digitalização e descentralização –, as empresas estão seguindo na mesma linha em relação também à maneira como fazem a gestão de energia. E, além disso, mudanças na regulamentação podem abrir oportunidades, caso da regulamentação da Reforma Tributária e Programa de Aceleração da Transição Energética.
Portanto, o mercado de energia no Brasil está em constante evolução, com tecnologias e soluções inovadoras transformando a forma como gerenciamos e consumimos eletricidade. A transição para o mercado livre é um exemplo de como a modernização do setor pode impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas.
Quer fazer esta migração de forma segura? Venha falar conosco!
Fique por dentro de outras novidades do setor energético em nosso blog.