15/06/2022

Você pode gerar sua própria energia elétrica?

Você pode gerar sua própria energia elétrica?

Consumidores residenciais, comerciais ou indústrias podem planejar uma forma de reduzir o seu custo com a geração própria de energia, superando os aumentos constantes da tarifa

Imagem: Pexels

O mercado de energia elétrica não para de crescer e uma das apostas é a geração própria de energia pelas empresas, visando a economia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que, até 2024, cerca de 1,2 milhão de pontos do país vão produzir energia pelo sistema de geração distribuída – instalação de pequenos geradores para trocar energia com a distribuidora local, reduzindo os gastos nesse fim.

Desde 2012, a micro e a minigeração podem ser usadas a partir de pequenas centrais – tanto com fontes renováveis ou cogeração qualificada –, conectadas à rede. Para o consumidor comercial, uma das possibilidade trazidas pela norma é a Compensação de Energia Elétrica.

Por meio desse sistema, uma unidade consumidora com geração poderá injetar a potência excedente na rede. Nesse caso, o consumidor pode escolher receber créditos em energia (um desconto na tarifa seguinte) ou abater o consumo em outra unidade do mesmo CNPJ ou mesmo beneficiar um condomínio – o que convencionou se chamar de  autoconsumo remoto. Ou seja, empresas que tenham esse potencial de geração podem usufruir dessa possibilidade para reduzir seus custos globais – por meio do chamado autoconsumo remoto.

Um dos motivos para o aumento do interesse por essa modalidade está no constante aumento das tarifas de energia. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) mostrou que, somente entre 2015 e 2021, a diferença entre o crescimento dos custos de energia foi 237% superior ao IPCA, o índice que mede o crescimento da inflação. Explicamos os detalhes deste crescimento neste artigo!

Outro ponto que levanta preocupação de muitas pessoas é a possibilidade de novos aumentos na tarifa de energia. Recentemente, o país decretou a bandeira Emergência Hídrica, que elevava os custos de energia acima da “Vermelha – Patamar 2”, que seria o maior aumento previsto pela lei.

Como garantir geração própria de energia?

Na teoria, já não se trata de um trâmite muito simples. É preciso seguir uma série de protocolos: solicitação de acesso, adquirir e instalar a geração, regularizar os aspectos técnicos e acompanhar todos os andamentos relacionados à distribuidora, como emissões de pareceres, aprovações, vistorias, entre outros.

Por isso, em muitos casos, recomenda-se a consultoria ou a assistência de uma empresa especializada no assunto, pois, além dos trâmites técnicos relacionados às distribuidoras, a empresa terá que investir na aquisição dos equipamentos necessários para gerar a energia, respeitando os critérios estabelecidos pela lei.

Nesse contexto, a assessoria para a geração de energia pode ser considerada opção viável e econômica, visto que oferece retorno às empresas, com a redução de custos e otimização dos recursos. Além disso, um estudo realizado pela Greener mostrou que somente 23% dos interessados em geração distribuída tiveram sucesso na implantação sem dificuldades. Os principais motivos estão listados neste artigo.

Assessoria para geração de energia

A Solfus oferece uma série de serviços para contribuir para que as empresas vençam as barreiras técnicas e legislativas relacionadas à geração própria de energia, como, por exemplo:

– Avaliação atual dos empreendimentos, identificando suas características e estabelecendo ações;

– Estudo para definir qual a estratégia de comercialização da energia;

– Registro da usina na Aneel e obtenção do percentual de desconto na TUSD;

– Acompanhamento dos processos junto à concessionária (solicitação de acesso, parecer técnico, estudos de seletividade e proteção)

– Acompanhamento dos estudos elétricos realizado pela concessionária;

– Acompanhamento da elaboração dos projetos;

– Elaboração e encaminhamento da solicitação ao Ministério de Minas e Energia

– Análise de viabilidade do Mecanismo de Realocação de Energia;

Se você pensa em ingressar no mercado livre, reduzir seus custos comerciais ou residenciais de energia elétrica, conheça os serviços oferecidos pela Solfus.

 

Whatsapp