Quais estudos de energia serão realizados em 2024?
Empresa de pesquisa energética lista as principais iniciativas que estão sendo pesquisadas a cada ano: confira as iniciativas para 2024
(Imagem: Pixabay)
Uma das principais atribuições da Empresa de Pesquisa Energética, a EPE, é a realização de estudos para subsidiar o planejamento e o desenvolvimento do setor de forma estruturada. Sua atuação envolve tanto a energia elétrica quanto petróleo, gás natural e biocombustíveis. A função da instituição é garantir o atendimento energético atual e entender as suas necessidades para o futuro.
Dentro desse contexto, uma das áreas de atuação da EPE é a realização de pesquisas a partir de Grupos de Estudos de Transmissão (GETs). Uma das prerrogativas das pesquisas é dar subsídios para auxiliar o Ministério de Minas e Energia (MME) nas prioridades do país. Também orienta empresas do setor e eventuais investidores para o direcionamento de recursos.
Entre as iniciativas da Empresa de Pesquisa Energética, estão estudos de energia em 2024. Na realidade, a cada ano, a instituição estabelece algumas áreas de pesquisa a serem realizadas tanto para resolver questões pontuais no abastecimento quanto para orientar o desenvolvimento do setor de energia em prol de um futuro seguro.
Ao todo, a EPE listou 30 estudos de energia em 2024. Eles englobam estados, regiões e até mesmo questões que envolvem todo o país. Entre eles, é possível destacar:
1) Expansão da capacidade de exportação da região Nordeste
2) Atualização das bases de dados para os estudos de expansão da transmissão
3) Solução estrutural para atendimento a Roraima e Amazonas
4) Estudo prospectivo para inserção de cargas de hidrogênio na região Nordeste
5) Ampliação da capacidade de transmissão dos sistemas Acre, Rondônia e Mato Grosso
6) Reforços no Sistema Demais Instalações de Transmissão (DIT) do Estado de São Paulo
7) Diagnóstico das condições de atendimento aos subsistemas regionais
A lista completa pode ser conferida aqui.
Parte destes estudos acompanha as prioridades regulatórias do setor energético, um tema monitorado pela Aneel. É este trabalho em conjunto que permite a evolução do segmento e a elaboração de novas iniciativas, com foco na segurança jurídica.
Exemplos de anos anteriores
Além dos estudos de energia em 2024, é possível visualizar as iniciativas realizadas em outros anos.
Em 2023, a Empresa de Pesquisa Energética atualizou todas as bases de dados para analisar as possibilidades de expansão da transmissão energética. Também focou na elaboração de diagnósticos para atender os subsistemas regionais, sem considerar as análises específicas localizadas.
Em 2022, por exemplo, discutia-se a expansão de interligações regionais em todo o país, ideias para o escoamento de energia da região Nordeste (em decorrência do aumento da produção das eólicas, que receberam grande volume de investimentos nas últimas décadas), além de diversas medidas específicas e pontuais para divididas dentro das áreas do país.
Não é de se estranhar que, no futuro, questões mais específicas no atendimento energético, como as usinas hidrelétricas reversíveis ou o armazenamento de energia apareçam na lista das iniciativas realizadas pela EPE em todo o país ou concentradas em pontos específicos.
Fique por dentro de outras notícias sobre o mercado de energia, iniciativas de eficiência energética e outras questões regulatórias no blog da Solfus!