O que é certificado I-REC?

Trata-se de um sistema internacional de rastreamento de atributos ambientais, com o propósito de assegurar a origem renovável da energia consumida ou gerada por empresas
(Imagem: Pexels)
Em um contexto de ESG e transição energética, as organizações têm buscado assumir compromissos relacionados à sustentabilidade e de ferramentas que comprovem o uso de energia renovável. Nesse contexto, o Certificado Internacional de Energia Renovável, o Certificado I-REC, é uma garantia de que a energia elétrica consumida é oriunda de fontes renováveis.
Trata-se de um sistema internacional de rastreamento de atributos ambientais, com o propósito de assegurar a origem renovável da energia consumida ou gerada por empresas. Estima-se que 93% da energia no Brasil já seja de fontes renováveis, mas apenas 6,9% dessa energia foi certificada em 2023.
Isso mostra que há um potencial de crescimento imenso neste mercado. O Brasil é um protagonista em transição energética e pode se tornar referência na emissão desses certificados, atraindo mais investimentos, gerando empregos e promovendo uma economia verde.
Vamos entender melhor o que é o I-REC, seus impactos, vantagens para as empresas e como obtê-lo.
Brasil tem um longo caminho até a energia limpa: saiba mais neste artigo!
O que é o Certificado I-REC?
O Certificado I-REC é um documento que comprova que 1 MWh de energia elétrica consumida ou gerada foi produzida por fontes renováveis, como solar, eólica, hidráulica ou biomassa. Regulamentado internacionalmente, ele assegura que as empresas estão alinhadas às práticas sustentáveis, contribuindo para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
No Brasil, o sistema de emissão de I-RECs está integrado à plataforma nacional da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que foi lançada no fim do mês de outubro. Ao centralizar todos os dados do país, o Certificado I-REC tem o propósito de garantir a rastreabilidade, o que evitaria a chamada dupla contagem e as falsas alegações de sustentabilidade.
Qual o impacto do Certificado I-REC?
Os principais reflexos vão além da certificação de energia renovável, pois podem ser sentidos em, ao menos, quatro frentes:
1. Transparência no mercado energético – Empresas podem demonstrar de forma clara seu compromisso com práticas sustentáveis, dentro de um sistema único, que segue critérios internacionais.
2. Atração de investimentos – Investidores globais estão cada vez mais atentos à responsabilidade socioambiental. O uso de I-RECs pode ser um diferencial competitivo, especialmente para organizações com atuação no exterior.
3. Incentivo à redução de emissões de gases de efeito estufa – Ao certificar o uso de energia renovável, as empresas contribuem para o cumprimento de metas climáticas globais, como as previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
4. Credibilidade internacional: Empresas que utilizam I-RECs ganham destaque em mercados globais, especialmente em iniciativas como a RE100, que reúne organizações comprometidas com o uso de energia limpa.
Como obter o Certificado I-REC?
Para empresas interessadas em adquirir o Certificado I-REC, o processo é simples e pode ser realizado por meio das seguintes etapas:
– Produção ou compra de energia renovável, seja na geração própria de energia ou adquirindo de fontes renováveis no mercado livre, que está cada vez mais acessível às empresas.
– Registro do consumo, na plataforma nacional, que passa a ser gerida pela CCEE. A atuação do órgão segue os padrões internacionais, podendo ser usados em todo o globo.
– Emissão do certificado, que comprova o uso de energia renovável no país.
Quais as vantagens do Certificado I-REC para as empresas?
Assim como ocorre em outras áreas, companhias que garantem uma certificação ganham algumas vantagens competitivas:
1. Sustentabilidade comprovada
O certificado atesta que a energia utilizada é de fonte renovável, reforçando a responsabilidade ambiental da empresa. Isso pode ser incluído em relatórios ambientais, permitindo que empresas reportem de forma transparente o consumo de energia renovável.
2. Competitividade no mercado global
Empresas com práticas sustentáveis têm vantagem competitiva, especialmente em mercados que exigem comprovação de impacto ambiental positivo. É o caso de clientes especialmente do mercado europeu.
3. Apoio à transição energética
A adoção de I-RECs incentiva a expansão de fontes renováveis no Brasil, alinhando a empresa a uma agenda de crescimento sustentável, fomentando o investimento em empreendimentos com esse perfil.
Em outras palavras, o Certificado I-REC pode ser visto como um passo estratégico para empresas que desejam se destacar em um mundo cada vez mais comprometido com práticas sustentáveis.
Fique por dentro de outras notícias do setor energético em nosso blog!