21/02/2024

Migração para o mercado livre: por que você precisa de uma gestora de energia?

Migração para o mercado livre: por que você precisa de uma gestora de energia?

Tomar decisões mais inteligentes, realizar simulações, evitar ser penalizado e garantir as vantagens do ambiente livre estão entre os principais benefícios de uma gestora de energia

Com a flexibilização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tornou-se viável para diversas empresas fazer a migração para o mercado livre de energia em 2024. A preocupação de muitos negócios é: vale a pena contar com uma gestora de energia para auxiliar neste processo?

A resposta é sim, como vamos demonstrar na sequência deste artigo.

Maior abertura do mercado livre

Desde 1º de janeiro de 2024, os consumidores de média e alta tensão com demanda contratada inferior a 500 kw podem migrar para o mercado livre de energia. Até o fim de 2023, o gasto mínimo exigido era de 500 kw, o que limitava esta transição para muitas empresas.

Confira 7 dicas para ingressar no mercado livre de energia neste artigo do blog!

Em geral, as organizações com esse perfil são indústrias. E, como no mercado livre, é preciso negociar as condições de forma antecipada, uma gestora de energia especializada em indústrias – caso da Solfus – pode auxiliar neste processo.

Não se trata apenas de intermediar a compra de energia dentro dos requisitos necessários, o desafio está em ter conhecimento do segmento e compreender as demandas – tanto atuais quanto futuras. 

Uma gestora de energia é capaz de entender o processo industrial de cada unidade e avaliar a sua demanda no curto e médio prazo, prevendo eventuais aumentos de carga e correção da demanda contratada.

O papel de uma gestora de energia para determinar a demanda contratada

No mercado livre de energia, o consumidor é o responsável por determinar os parâmetros de contratação e a sua necessidade. O propósito é que a distribuidora possa se planejar para assegurar a potência necessária à operação, respeitando a demanda contratada em um fornecimento contínuo. Conheça mais detalhes sobre a demanda contratada de energia neste artigo.

Na prática, uma gestora de energia é capaz de identificar aumentos de carga – o que pode ocorrer em períodos sazonais de uma indústria ou com a chegada de novos equipamentos – e eventuais correções de demanda contratada.

Esse cuidado não só melhora o planejamento por parte da indústria, como evita eventuais aplicações de multas por descumprimento do contrato estabelecido ao ingressar no mercado livre.

4 motivos para ter a Solfus como gestora de energia

1) Auxilia na tomada de decisão – O objetivo da Solfus é auxiliar os gestores a tomarem decisões inteligentes no momento de fazer a transição para o mercado de energia. Isso é possível ao entender a operação do processo industrial e as projeções de crescimento e de aporte de recursos dentro do período de contrato.

2) Realiza simulações para curto e médio prazos – Em alguns casos, muitas indústrias estão fazendo o planejamento de novos investimentos ou da troca de equipamentos. É preciso simular diferentes cenários para estipular o impacto dessas mudanças ao consumo de energia e ao contrato que será estabelecido com a distribuidora.

3) Evita sanções – O desconhecimento e a pressa de muitas empresas fazem com que a migração para o mercado livre não seja benéfica graças à aplicação de multas pelo descumprimento do contrato. A economia obtida em comparação ao mercado cativo se perde por esses equívocos. Uma gestora de energia garante a economia buscada no mercado livre.

4) Garante as vantagens do ML – Não é incomum ouvir reclamações de empresas que fizeram a migração para o mercado livre em momentos menos atrativos ou que cometeram equívocos no momento de negociar os contratos. Dessa forma, não conseguiram a economia esperada. 

É possível ter benefícios nesta transição, a exemplo do que muitos negócios têm feito nos últimos anos.

Quer ter a Solfus como a sua gestora de energia? Entre em contato conosco e teremos o prazer em lhe ajudar!

Whatsapp